Sermão: Renascidos Em Cristo

Renascidos Em Cristo - Feitos Nova Criatura


 "Mas, a todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no Seu nome." João 1:12

 Deus adota a todos como seus filhos e filhas e de igual forma os ama. De tal forma, ao recebermos Cristo em nossas vidas tendo reconhecido o sacrifício de Cristo e o que Ele ensinou, assim como os mandamentos e estatutos estabelecidos por Deus; reconhecendo nossos pecados e abandonando-os temos uma nova vida como filhos e filhas de Deus.

Assim como um pai e uma mãe ao adotar uma criança não apegam-se ao passado da criança amando-a como se houvesse acabado de nascer no momento da adoção. Deste modo, e ainda de forma maior, é Deus ainda mais com seu infinito amor; Ele nos ama e apagando as nossas transgressões com seu perdão nos faz novas criaturas; onde nós devemos buscar afastar-nos do pecado e viver sobre o que ensina o evangelho, segundo as palavras de Deus estabelecem.

Se aceitamos viver conforme as leis de Deus, experienciando os ensinamentos de Cristo Jesus, nascemos de novo afastando-nos de nossas antigas transgressões e nos aproximando mais do que instrui Deus.


Cristo nos ensina com seu exemplo e suas palavras sábias


Deus, como exemplo dos pais adotivos, faz ainda mais para com seus filhos que aceitam ser "adotados" por Ele em Cristo Jesus o qual sendo filho unigênito de Deus entregou-se na cruz pela redenção de nossos pecados. Com isto Deus demonstra o amor pela humanidade e que mantêm a promessa da vida eterna firmada.

"Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio Dele." 1 João 4:9

 "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna." João 3:16

Tendo nascido de novo em Cristo Jesus, mantendo-se fiel as leis de Deus, nos tornamos novas criaturas libertas dos pecados do passado, chamados a viver conforme Cristo nos ensina. E assim como Deus também ordenara a Moisés e seu povo, ser fiel aos mandamentos e leis. [Mandamentos, João 14]


Reconciliação do povo com Deus por intermédio de Cristo

"17. E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. 18. Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, 19. a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação." 2 Coríntios 5:17-19

Deus nos reconciliou consigo por meio de Cristo e Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo não imputando aos homens as suas transgressões e nos confiando a palavra da reconciliação.

"4. Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidades de vida. 5. Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição. 6. sabendo isto: que foi crucificado com o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; 7. porquanto quem morreu está justificado do pecado. 8. Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos, 9. sabedores de que, havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte já não tem domínio sobre ele. 10. Pois, quanto a ter morrido, de uma vez para sempre morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus. 11. Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus."  Romanos 6:4-11

Disto observamos, pelas escrituras, que reconciliados por intermédio de Cristo com Deus, somos redimidos do pecado, e nos permitindo sermos "adotados" por Deus e vivendo os ensinamentos de Cristo na guarda das leis de Deus nos tornamos nova criatura, libertos das transgressões do passado afim de viver uma nova vida longe do pecado.

Deus então nos convida a nos achegarmos a ele, conhecendo seu amor e sua palavra; e também assim levar esse amor a mais pessoas para que também tenham nova vida.

Um comentário: